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REGULAMENTO

CIRCUITO  QUEIMA DO ALHO – ANO XIV - 2017

 

 

As comitivas que estarão participando desse evento deveram seguir o contexto do estradão, resgatando as tradições que vem desde 1955, quando surgiu a competição " QUEIMA DO ALHO” . O Cozinheiro e seu ajudante têm de estar preparado como se estivessem no estradão nos tempos antigos.

A comida pode trazer o que achar necessário pronto, tipo; carne seca, paçoca, bacon e calabresa preparada.

 

01 – Os apetrechos de lida tem que estar completos – de acordo com os itens TRAIA E CARGUEIRO;

 

02 – As comitivas deveram estar no local do evento pelo menos três horas antes do inicio do almoço para os convidados;

 

03 – Atender prontamente as regras impostas pelos coordenadores;

 

04 – Não é admissível vasilhames de plásticos ou loucos nas tarefas das comitivas;

 

05 – No horário determinado pela coordenação será dado o toque do berrante para inicio da queima do alho;

 

06 – Haverá juízes específicos para julgar as traias, higiene e organização  e outros 4 (quatro) para a comida obedecendo o critério  confinados;

Obs.: Na cozinha somente o cozinheiro e seu ajudante. O comissário poderá somente auxiliar na arrumação das traias;

 

07 – Serão contemplados os 3 (três) primeiros colocados com troféus e medalhas. O campeão do ano fica classificado para a final da queima do alho em Barretos e o  vice do ano para a seletiva que acontece no primeiro sábado da festa, desde que autorizado pelo clube;

 

08 -  A comitiva recebera 10 (dez) convites para venda e ficara com o valor a titulo de ajuda de custo. E ganhara outras 5 (cinco) pulseiras de identificação para comissário, cozinheiros e equipe;

 

09 – As comitivas receberão da sede do evento 40 fichas validas para cervejas ou refrigerantes e agua, com valores abaixo proposto para venda no evento;

 

 

10 – Terminantemente proibido levar bebidas no evento (cervejas, refrigerantes, whisky, vodka ou similares), exceto cachaças. A comitiva que for flagrada, será penalizada em 1 (um) ponto e convidada a deixar o evento sob pena de exclusão de participação na competição;

Obs.: temos que ter consciência e respeito com os organizadores.

 

11 – Toda montagem, ingredientes da comida e estrutura do  será por conta da sede do evento.  Os kits de alimentos estarão à disposição das comitivas a partir da sexta-feira que antecede o evento em local determinado pelos organizadores.

 

 

COMISSÃO

 

Será formada uma comissão de 4 (quatro) pessoas (comissários)  representando as comitivas que ficarão responsáveis em fazer seguir as regras em todas as etapas; 

O sorteio será feita pela comissão. O comissário  devera entregar a sua comida no local determinado, obedecendo ao horário que foi estabelecido. Caso não esteja presente para o julgamento, será penalizada em 01 (um) ponto;

 

No caso de EMPATE NA ETAPA, o critério para o desempate será a maior nota da sequencia; arroz, feijão, paçoca e por ultimo o churrasco; 

 

Obs.; caso houver empate no total geral no ano. O desempate será feita pelo total acumulado (soma das notas das comidas recebidas nas etapas).

 

 

 

PENALIDADES

 

A comitiva que estiver ausente de alguma etapa do circuito, independentemente do  motivo, será penalizada por 3 (três) pontos.

No evento, a comitiva  ou seus integrantes,  por qualquer motivo se envolveram em brigas e algazarras, sofrerá a penalidade de 03 (três) pontos. E ainda será julgada em reunião com todas as comitivas do circuito, quanto a sua permanência no grupo.

 

 

 

 

 

 

 

Traias

Fogão trempe,

machado de cabo curto,

 caldeirão pequeno e panela de arroz

 caneca para agua serrilhada,

bule com coador de pano e mancebo,

 socador de feijão e alho,

 chaleira pequena,

 canecos pequeno,

 tabua de carne,

bacia pequena para lavar arroz,

01 a 02 espetos de carne,

frigideira,

 02 latas de 20 litros,

 02 latão de banha,

01 lata pequena de paçoca,

 07 garfos latão ou ferro,

 01 chapa de ferro para fritura de carnes,

 01 lamparina,

01 concha,

 01 escumadeira,

 02 colher de ferro ou latão,

 07 canecas de café esmaltada,

 07 pratos esmaltado,

 02 facas,

 01 balde de 10 litros;

Cargueiro completo com bruacas e tylin

 02 banquinhos,

07 dobre ,

 arreio completo com traia de frente,

cabresto,

 peiteira,

 porta capa,

Bacheiro/carona

 pelego,

facão,

 capa de chuva,

 rede,

raspadeira de ferro,

Formiga/trela

Alforje/Baldana

 tesoura,

 laco de couro,

 berrante,

guampa

Reio piola/tala/chibata

Espora 7 bicos

Corda de sisal

Calca de couro boiadeira

Guaiaca/faixa

Higiene e organização

Bebidas – cervejas ou outras

 

 

 

ETAPAS

 

Calendário 
Circuito Queima do Alho
Ano XIV - 2017

07 de Maio

 Ceagesp

02 de Julho

 Lancamento do Rodeio – Itapecerica da Serra-SP

08 de Outubro

 Osasco-SP

21 de Janeiro

 Final - Estancia Alto da Serra-SBCampo SP


Obs: datas sujeitas as alterações

 

KIT DE ALIMENTOS  

 

- 05 Kg de Arroz;

- 03 Kg de Feijão;

- 04 Kg de Carne Seca;

- 02 e meio Kg de Bacon;

- 02 e meio Kg de linguiça calabresa;

- 06 kg de carne em bife de (100 Gr)

- 02 Litro de óleo

- 01 kg de sal;

- 01 kg de alho;

- 01 kg de cebola;

- 01 kg de farinha de mandioca;

- 01 kg de farinha de milho;

- 01 Saco de lixo de 100 litro;

- 100 pratos descartáveis;

- 100 garfos descartáveis;

 

   

 ORGANIZAÇÃO DO CIRCUITO QUEIMA DO ALHO

Organizador - Papito (11) 99605-6059