Radio Eldorado FM
Santa Rita D Oeste-SP











Rádio Web
 


 

Orkut comunidades



PARCEIROS











Tupi FM - 104,1



 


 





  



 



 







 
 




:: Informações >> Bem vindo ao Circuito Queima do Alho


 

Clique e curti nossa pagina

Circuito Queima Do Alho | Criar seu atalho


CLUBE OS INDEPENDENTES APOIA

CIRCUITO QUEIMA DO ALHO DA CAPITAL









DIA 29 DE ABRIL - TERCA-FEIRA - AS 20 HORAS

ENTREGA DE CONVITES
II ETAPA DO CIRCUITO
LOCAL: CEAGESP
ACESSO: PORTAO 7
AV. GASTAO VIDIGAL, 1946

Obs: Coquetel para todos comissarios de comitivas



DIA 04 DE MAIO - POUSO ALEGRE MG


DIA 18 DE MAIO - DOMINGO
II ETAPA DO CIRCUITO QUEIMA DO ALHO
LOCAL<> CEAGESP
ACESSO PORTAO 7


DIA 19 DE JUNHO - QUINTA-FEIRA
CIA ESTRELA AZUL - AMERICANA-SP
















 
Final circuito queima do alho/2008

O Concurso

O nome Queima do Alho é dado a tradição da culinária típica das comitivas de peões de boiadeiro e virou uma das principais atrações da Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos. O cardápio é composto de arroz carreteiro, feijão gordo, paçoca de carne e churrasco. A comida é feita em fogão improvisado, bem próximo ao chão. Há um concurso culinário, realizado no espaço especialmente feito para isso, chamado Ponto de Pouso, em que o vencedor é o cozinheiro que prepara a melhor refeição à moda dos tropeiros, no menor espaço de tempo. Na capital, o concurso entre às comitivas é realizado em 6 (seis) etapas e o campeão do ano, representará na queima do alho oficial de Barretos no ano seguinte. Veja o regulamento no menu principal.

Osvaldo Verginio inclui a Queima do Alho no calendário de São Paulo

O deputado participa de várias edições do circuito da Queima do Alho

O deputado participa de várias edições do circuito da Queima do Alho

Na quarta-feira, 17, foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa a inclusão do Circuito Queima do Alho no Calendário Turístico do Estado de São Paulo, de autoria do deputado estadual Osvaldo Verginio. "Trata-se de uma atividade que restaura as origens caboclas do povo paulista e que devemos preservar”, explicou o parlamentar.
O Circuito da Queima do Alho é um tradicional festival gastronômico de comida caipira que ocorre entre os meses de maio e janeiro, há 11 anos, com etapas classificatórias.
A história deste ritual data dos tempos em que os tropeiros viajavam para vender seus bois. Os grupos eram compostos por um cozinheiro, um ajudante de cozinha e peões. Como as viagens eram longas, duravam entre três e quatro meses. "Os cozinheiros tinham o cuidado de trazer no lombo dos animais os alimentos não perecíveis, conservados no sal grosso”, conta Verginio.
"A tradição é um passo fundamental para a construção de um futuro bem consolidado”, lembrou o deputado. Conta a história, que os cozinheiros iam à frente e escolhiam um lugar embaixo de um imenso pé de ipê, onde organizava e realizava todo o preparo do almoço. Quando os peões chegavam famintos, almoçavam rápido e seguiam o longo caminho.
Barretos era o ponto final desta longa jornada, por ser um grande mercado de compra de bois. Desta forma, começou a competição entre os cozinheiros das comitivas que chegavam à cidade e preparavam a melhor comida.
O vencedor é quem prepara a comida mais saborosa no menor tempo possível. O prato é composto de arroz carreteiro, feijão tropeiro, paçoca e churrasco e é feito em fogão improvisado, bem próximo ao chão. "O público presente é brindado com um maravilhoso almoço”, elogia o parlamentar. Osasco tem oito comitivas que participam do circuito: Boi Largado, Eskulacho, Mé na Mente, Os Porvas, Sorcoalho, Tatutombadu, Tropeiro da Estrada, Vagar Cá Pinga e Vida de Cowboy.
"A Queima do Alho já é uma tradição que nós fazemos questão de preservar porque é muito importante manter viva a nossa história”, explica Rodrigo Canter, o Digão, da comitiva Eskulacho. "Osasco além de ser a Capital da Viola no Brasil tem também hoje uma Lei da Queima do Alho no calendário cultural de nossa cidade para ser eterno em nossa memória e a nossa cultura dentro da cidade grande. Agora estaremos também com as raízes preservadas dentro do Estado”, comemorou.
"Trata-se de um evento que contempla as origens bandeirantes do Estado e que atrai milhares de pessoas em todas as suas edições e que agora terá sua continuidade garantida”, finalizou o deputado estadual Osvaldo Verginio.

 
Leve a cultura dos tropeiros queima do alho para a sua cidade.
 
Chácara para alugar
clique na foto e veja ... 



 FACA SEU EVENTO
COM A EQUIPE MARRUÁ

VEJA VIDEOS ABAIXO






 
 Seja um parceiro em nosso site com banner link
consultem-nos...
contato@equipemarrua.com.br 
contato@portalcountry.com.br

Nextel> ID 86*248793 - (11) 7822-0639
(11) 99605-6059 - 4165-3080
 
Cadastra-se aqui e receba informações do Circuito
Seu e-mail:
Inscrever Remover